Sobre os Exames

Modalidades de Exames

1) Exame Nacional

Em seis datas ao ano, aberto ao público em geral, os exames dessa modalidade ocorrem presencialmente nos Parceiros Acadêmicos da ABRAMTI e BSTQB. O Calendário de Exames do ano fica disponível ao candidato no início do mês de dezembro do ano anterior. (Saiba mais)

2) Exame Empresarial

As Empresas podem solicitar exames de certificação em suas próprias instalações para turmas fechadas de funcionários e prestadores de serviço. (Saiba mais)

3) Exame de Treinamento

Um Provedor de Treinamento credenciado pelo BSTQB pode solicitar um exame de certificação em Teste de Software exclusivo para suas turmas de exames, imediatamente após o término do treinamento. Procure um dos Provedores de Treinamento para ver a disponibilidade de datas. (Saiba mais)

4) Exame Acadêmico

Uma Instituição Acadêmica pode solicitar exames exclusivos para seus alunos em suas próprias instalações. Os interessados em um exame devem contatar a Secretaria da ABRAMTI/BSTQB.

5) Exame Online

O BSTQB oferece seus exames de certificação em Teste de Software também no formato online em parceria com o iSQI (isqi.org) na língua portuguesa. O iSQI é um dos Provedores de Exames autorizados pelo ISTQB para a realização de seus exames no formato online. (Saiba mais)

Informações sobre Exames

Resultado

O órgão certificador ABRAMTI, informará o resultado por e-mail à todos os candidatos que fizeram o exame, independente do resultado obtido, contendo sua performance no exame por capítulo. E em caso de aprovação enviará o certificado via correio para seu endereço informado na inscrição. O candidato que não obtiver sucesso, poderá se inscrever por mais duas vezes seguidas, sem um período de espera. Se não passar no exame pela terceira vez, o candidato só poderá se inscrever com no mínimo um ano após a sua última tentativa.

Certificado

O candidato aprovado receberá o Certificado do IREB para a certificação CPRE-FL com validade internacional. Receberá também um cartão de Identificação de profissional certificado CPRE-FL, fornecido pelo IREB, e caso permita, terá seu nome relacionado na base de profissionais certificados nos sites da ABRAMTI e IREB.