As Certificações

IREB

O International Requirements Engineering Board (IREB) foi criado em 2006 com a visão de criar uma base internacionalmente aceita de profissionalização da disciplina Engenharia de Requisitos, de forma a dar importância e orientação correspondente ao seu valor para a indústria.

Nesse meio tempo o IREB tornou-se um organismo de renome mundial de especialistas para a certificação de profissionais na Engenharia de Requisitos. Desde 2007, mais de 65.000 profissionais em 83 países certificaram-se no exame CPRE-FL.

Em 2011 a ABRAMTI tornou-se oficialmente uma IREB Certification Body (veja aqui) com a permissão do IREB de realizar os exames de certificação CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering) na língua portuguesa no Brasil. A ABRAMTI faz parte do IREB Brazilian Group que traduz as versões na língua portuguesa dos Sillabi e Glossário disponíveis no IREB.

Certificação em Engenharia de Requisitos

O CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering) é um certificado pessoal destinado aos que trabalham na Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Testes. O sistema de certificação é desenvolvido pelo IREB, os conteúdos são ministrados por prestadores de treinamento independentes e o exame CPRE pode ser realizado em organismos de certificação aprovados (como a ABRAMTI). O certificado nunca expira e possui validade internacional.

Nível Fundamental

O CPRE-FL cobre os fundamentos, metodologias e técnicas disponíveis da Engenharia de Requisitos. Não existem pré-requisitos para candidatar-se.

Nível Avançado

O CPRE-AL certifica o domínio e utilização dos métodos e técnicas da disciplina. Há quatro opções para alcançar um certificado de Nível Avançado:

  • Requirements Elicitation
  • Requirements Modeling
  • Requirements Management
  • RE @ Agile

Para se candidatar é necessário ter o nível fundamental concluído com êxito.

Nível Especialista

O Nível de Especialista representa o mais alto nível de conhecimento, que inclui experiência prática, bem como conhecimentos e habilidades extraordinárias em Engenharia de Requisitos.

Syllabus

Os objetivos de aprendizagem para cada nível e módulo são definidas no respectivo programa. Acesse a área de download do site para baixá-los.

O conteúdo dos módulos de Nível Avançado são cobertos em scripts que podem ser baixados diretamente do site do IREB (www.ireb.org).